Grupo / Notícias actuais

janeiro 07, 2009

  • Grupo

O Grupo recebeu uma proposta de reunião da Câmara Municipal do Barreiro - Divisão Ambiental em relação ao pedido de patrocínio. Na próxima aula, os elementos do grupo vão agendar essa reunião contactando com os elementos em causa. Temos boas expectativas uma vez que estamos dependentes de patrocínio financeiro (ou não) para a publicação do periódico Ventos de Mudança. Aguardamos ainda mais respostas de empresas.

Posteriormente a esta fase de patrocínios, o grupo vai iniciar a escrita dos textos para o respectivo jornal.

  • Notícias Actuais

Biomassa - Edp aumenta número de centrais de biomassa em 2009

A Edp encontra-se a ultimar a contrução de duas novas centrais elevando para quatro o número de centrais de biomassa florestal.

O projecto realça que, ao valorizar os resíduos florestais, a central contribuirá para a redução do risco de incêndios florestais e que as 160.000 toneladas de biomassa consumidas por ano "representam cerca de 4 milhões de euros canalizados para as empresas do sector silvícola e florestal da região".

Os promotores apontam ainda como impactos positivos, a promoção da criação de postos de trabalho indirectos na área florestal e o contributo para a diminuição de emissões de dióxido de carbono em cerca de 60.000 toneladas por ano.

Crise é a oportunidade para as Energias Renováveis

A crise financeira e a queda do preço do petróleo poderão prejudicar em 2009 alguns investimentos na área do Ambiente, segundo especialistas, mas o ministro Nunes Correia acredita que o momento é de oportunidade especialmente para as renováveis.
"É conhecido que os momentos economicamente mais frágeis constituem oportunidades de investimento e acredito que é o que vai acontecer em Portugal na área do Ambiente", afirmou à o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia.

O pacote de medidas de combate à crise, apresentado pelo primeiro-ministro em meados de Dezembro, é também sinal disso, segundo o governante: "Em termos de investimento público, um dos destaques é o aumento da eficiência energética e isso é um forte sinal para os privados".

Agradecemos ainda os votos na pool e pedimos que votem na nova e comentem os nossos posts pois só com a ajuda da sociedade podemos fazer algo de significativo!

Sem comentários: